Nesta vida de Semi Arquiteta diversas pessoas já me perguntaram as diferenças de cerâmicas e porcelanatos. Como sei que esta é uma dúvida constante, que vem rondando bastante gente por aí (Principalmente quem se propõe a reformar a própria casa) resolvi compartilhar um pouco do que eu já aprendi.

O porcelanato não é tão novo como pensamos, surgiu por volta da década de 90, mas vem se popularizando devido a queda do seu preço e a busca maior por novidades. Hoje é ainda mais popular pela sua maior resistência em comparação ao seu concorrente, a cerâmica comum.

Cerâmicas e Porcelanatos
A principal diferença entre os materiais está na tecnologia aplicada na produção de ambos. O porcelanato possui um processo mais complicado e tem como consequência o maior controle na peça final do que as cerâmicas comuns.
O resultado é mais homogeneidade nas peças, maior resistência (o que possibilita também peças maiores e cortes mais diversificados). É também menos poroso. Tudo isso torna o porcelanato mais chamativo que a cerâmica, principalmente para lugares com tráfego mais alto.

O porcelanato é um material mais "requintado" e, em geral, possui maior resistência e durabilidade, além da possibilidade de rejuntes mais finos. Porém, devido a "falta de controle" com o resultado final da cerâmica a peça é sempre única. Sem contar que, a produção de cerâmica e azulejaria tem um valor histórico e cultural muito grande. Até hoje encontram-se locais onde esses materiais são produzidos de modo artesanal. Na verdade, todo o revestimento e piso dependem do local onde o mesmo será destinado. As peças devem ser funcionais ao local.
O porcelanato não substitui a cerâmica, se complementam e juntos criam novas possibilidades para diversos ambientes. Escolha o que vá se adequar ao ambiente, a sua funcionalidade e com certeza a escolha será certeira. ;)